Mulheres e DDR em Moçambique: A Dinâmica Excludente e Inclusiva dos Programas de DDR

Policy brief

Cossa, Sheila Marcela Dinis & Júlia Palik (2023) Mulheres e DDR em Moçambique: A Dinâmica Excludente e Inclusiva dos Programas de DDR, GPS Policy Brief, 1. Oslo: PRIO.

Proteger as mulheres da violência sexual relacionada com conflitos e facilitar a sua participação significativa nos processos de paz são as bases da agenda da ONU sobre as Mulheres, a Paz e a Segurança. No entanto, a comunidade internacional ainda tem de se envolver sistematicamente na questão das mulheres como combatentes1 e perpetradoras de violência. Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) é uma área importante que tem excluído frequentemente as mulheres. Desde 1992, Moçambique participou em vários processos de paz e dois programas nacionais de DDR (em 1992 e 2019). Embora o programa de DDR de 1992 tenha excluído, em grande parte, as mulheres da sua conceção e implementação, o DDR de 2019 abordou algumas das lacunas do processo anterior. Nesta síntese, examinamos as causas e consequências destas dinâmicas de exclusão e inclusão.

This policy brief is also available in English.

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded. An unhandled exception has occurred. See browser dev tools for details. Reload 🗙